Da Redação do União Perfeita.com
Na década de 50, o ex-deputado federal Vasco Neto, concebeu a Ferrovia Oeste-Leste. Na época, Vasco imaginou e sonhou com uma Ferrovia, tendo como ponto de partida a cidade de Bom Jesus da Lapa, passando pelos municípios de Caetité, Brumado, Vitória da Conquista até o Porto de Ilhéus.
O projeto de Vasco é hoje uma realidade. O governador Jaques Wagner disse que por justiça a Ferrovia de Integração Oeste-Leste deverá receber o seu nome (Vasco).
A cidade de Vitória da Conquista foi excluída do traçado da ferrovia por falta de arrojo das lideranças políticas que comandam o município. Em Jequié ocorreu exatamente o oposto, o prefeito Luiz Amaral, e o senador César Borges, entraram na briga e conseguiram incluir a cidade no projeto.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá extensão de 1.490 Km, sendo 1.100 Km na Bahia, com investimento de R$6 bilhões com recursos do PAC.
Geração de emprego, mais impostos para os municípios, importância na economia, o desenvolvimento será obrigatório por onde ela passar.
Serão 3 trechos na Bahia: Ilhéus/Caetité passando por Jequié (530Km); Caetité/Barreiras (413 Km) e Barreiras/Figueirópolis no Tocantins (547Km).
A cidade de Vitória da Conquista, através da indústria, comércio, prestação de serviço, agronegócio e classe política, pode se empenhar para incluí-la no traçado da Ferrovia.
Em recente entrevista ao programa Resenha Geral, o presidente do PT, Jonas Paulo admitiu a inclusão de Conquista no projeto.
Fonte: Blog da Resenha Geral
Fonte: Blog da Resenha Geral