RÁDIO BORG FM

Axé Moi

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sesab avalia número de doação e transplante de órgãos

Da Redação do União Perfeita.com


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por intermédio do Sistema Estadual de Transplante, implantou um projeto de controle de qualidade, visando avaliar o desempenho das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs). Baseado em modelo espanhol, o projeto prevê a avaliação de todos os óbitos ocorridos nos hospitais e quantos destes óbitos foram identificados pelas comissões.

Segundo o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, a avaliação é realizada por indicadores, que comparam o número de óbitos com o número de doações e o índice de negativa das famílias, com o objetivo de traçar estratégias que possibilitem o “escape” de potenciais doadores.

Ele informou que a avaliação se repete a cada período de três anos e está sendo feita nos hospitais públicos e privados que possuem as CIHDOTTs. Até então, o procedimento já foi realizado nos hospitais Geral Roberto Santos, em Salvador, e  Clériston Andrade, em Feira de Santana.        

Escolas - A coordenação do Sistema Estadual de Transplantes está realizando gestões com a Assembleia Legislativa da Bahia, visando criar e aprovar um projeto de lei para que os temas ‘doação’ e ‘transplante’ de órgãos sejam implantados nas escolas estaduais de ensino fundamental e médio.

De acordo com Eraldo Moura, em Feira de Santana a Câmara de Vereadores já aprovou projeto de lei que inclui os referidos temas nas escolas do município. Segundo disse, a Central Estadual de Transplantes de Órgãos contabilizou este ano, até agora, 48 doações de múltiplos órgãos em todo o estado.

“O número de doações de múltiplos órgãos vem crescendo. Para se ter uma ideia, em 2007 tivemos 42, em 2008 foram 46, já no ano passado esse número chegou a 53. Esperamos que este ano, o número seja bem maior”, finalizou Eraldo Moura.