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quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Prefeitura de Poções Aprova Projeto do Programa Despertar na Implantação das Hortas nas Escolas Municipais

Da Redação do União Perfeita.com

Idealizado pelo Coordenador Municipal do Despertar, Rafael Freitas Brito, o projeto das hortas nas escolas foi aprovado pelo prefeito Luciano Mascarenhas, que vem ajudando na implantação e liberando as verbas necessárias. Já implantado em três (03) escolas da zona rural em 2009, agora será ampliado para mais 5 escolas.

Segundo Rafael Brito, diante da crise ambiental vivenciada atualmente, a Educação Ambiental configura-se como um dos processos participativos mais importantes, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendida, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e na busca de possíveis soluções. “A escola é sem dúvida o local mais adequado para a mudança de hábitos e atitudes do indivíduo, em prol de um meio ambiente mais equilibrado e sustentável. A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital, “afirmou Rafael.


A realidade vivida hoje e devido à importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deve oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie e para os outros seres vivos. Dentro deste contexto, o cultivo das hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo, principalmente para as escolas da zona rural, onde o contato com os recursos naturais é muito mais intenso. E foi baseado neste pensamento de Nogueira, W. C. L. no livro Horta na escola – “Uma Alternativa de Melhoria na Alimentação e Qualidade de vida”, que Rafael Brito, buscou apoio do Senar, que ministrou cursos e capacitação para os envolvidos no projeto; o prefeito Luciano Mascarenhas, acreditando no programa destinou recursos; os professores, alunos e a comunidade, que acreditaram neste caminho, que vem crescendo e fortalecendo a idéia de fazer das escolas não só o aprendizado, mas a fonte de vida e meios de fomentar emprego e renda para todos.


Outra meta do projeto a depender do encaminhamento, proposta e planejamento utilizado pela direção, coordenação e professores, podem ser abordados vários conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada. Assim, a horta torna-se um verdadeiro laboratório ao ar livre para aulas de Ciências, Matemática, Educação Física, dentre outras.
Na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas, ficam muito mais atraentes e interessantes, principalmente para a educação do campo, haja vista que a deficiência de aprendizagem é muito mais elevada entre crianças e jovens, devido basicamente à falta de uma alimentação básica, aliado a outros fatores sociais e histórico-culturais. Além disso, as hortas podem complementar a merenda escolar com verduras e legumes saudáveis, isentos de agrotóxicos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e rendimento escolar, já afirmava em seu caderno Barbosa, N. V. S. Alimentação e nutrição – Caminhos para uma vida saudável.


Rafael Brito, destaca em seu projeto que o município de Poções está localizado na região do centro-sul baiano, possuindo um clima salubérrimo com diferentes tipos de vegetação, destacando-se a caatinga, a mata e a mata-de-cipó. Os solos variam de arenosos a argilo-arenosos, com considerável teor nutricional. “Em sua zona rural, a educação do campo está representada por 05 núcleos, 04 pólos e 01 escola, destacando-se por possuir uma riqueza em heterogeneidade de solos e vegetação, sendo que a maioria possui áreas propícias para a construção de hortas escolares”, disse Rafael.


No ano de 2009, através do Programa Despertar, juntamente com outras parceiras Senar e Prefeitura de Poções, foram implantadas 03 hortas escolares na zona rural. A Escola Cônego Pithon, o Instituto de Educação Manoel Padre e a Escola José de Anchieta, escolhidas por já possuírem o terreno cercado ou murado, protegendo o local contra a invasão de possíveis animais. A proposta foi muito interessante, alunos e professores se dedicaram bastante e o aprendizado foi muito considerável.  Portanto, diante do exposto, justifica-se a restauração das hortas destas três unidades de ensino e a implantação de mais 02 hortas escolares, totalizando 05 escolas piloto no ano de 2010, com possibilidade de aumento do número de escolas para 2011.

O prefeito Luciano Mascarenhas vem ajudando os projetos ligados a Agricultura, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Rural, levando água potável; ajudando nos projetos das cisternas junto aos governos, entidades e associações; sementes, material e ferramentas agrícolas; trator, limpeza de aguadas e tanques; recuperação das estradas vicinais; hortas comunitárias; tanques redes para criação de peixes; distribuição de alevinos para os tanques, aguadas e barragens e outros projetos para a melhoria de vida e distribuição de renda e emprego na zona rural do município.
Fonte: INFORMATIVO PRODUZIDO PELA RÁDIO REVISTA CIDADE COMUNICAÇÃO E MARKETING


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