Da Redação do União Perfeita.com
Idealizado pelo Coordenador Municipal do Despertar, Rafael Freitas Brito, o projeto das hortas nas escolas foi aprovado pelo prefeito Luciano Mascarenhas, que vem ajudando na implantação e liberando as verbas necessárias. Já implantado em três (03) escolas da zona rural em 2009, agora será ampliado para mais 5 escolas.
Segundo Rafael Brito, diante da crise ambiental vivenciada atualmente, a Educação Ambiental configura-se como um dos processos participativos mais importantes, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendida, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e na busca de possíveis soluções. “A escola é sem dúvida o local mais adequado para a mudança de hábitos e atitudes do indivíduo, em prol de um meio ambiente mais equilibrado e sustentável. A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital, “afirmou Rafael.
A realidade vivida hoje e devido à importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deve oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie e para os outros seres vivos. Dentro deste contexto, o cultivo das hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo, principalmente para as escolas da zona rural, onde o contato com os recursos naturais é muito mais intenso. E foi baseado neste pensamento de Nogueira, W. C. L. no livro Horta na escola – “Uma Alternativa de Melhoria na Alimentação e Qualidade de vida”, que Rafael Brito, buscou apoio do Senar, que ministrou cursos e capacitação para os envolvidos no projeto; o prefeito Luciano Mascarenhas, acreditando no programa destinou recursos; os professores, alunos e a comunidade, que acreditaram neste caminho, que vem crescendo e fortalecendo a idéia de fazer das escolas não só o aprendizado, mas a fonte de vida e meios de fomentar emprego e renda para todos.
Outra meta do projeto a depender do encaminhamento, proposta e planejamento utilizado pela direção, coordenação e professores, podem ser abordados vários conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada. Assim, a horta torna-se um verdadeiro laboratório ao ar livre para aulas de Ciências, Matemática, Educação Física, dentre outras.
Na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas, ficam muito mais atraentes e interessantes, principalmente para a educação do campo, haja vista que a deficiência de aprendizagem é muito mais elevada entre crianças e jovens, devido basicamente à falta de uma alimentação básica, aliado a outros fatores sociais e histórico-culturais. Além disso, as hortas podem complementar a merenda escolar com verduras e legumes saudáveis, isentos de agrotóxicos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e rendimento escolar, já afirmava em seu caderno Barbosa, N. V. S. Alimentação e nutrição – Caminhos para uma vida saudável.
Rafael Brito, destaca em seu projeto que o município de Poções está localizado na região do centro-sul baiano, possuindo um clima salubérrimo com diferentes tipos de vegetação, destacando-se a caatinga, a mata e a mata-de-cipó. Os solos variam de arenosos a argilo-arenosos, com considerável teor nutricional. “Em sua zona rural, a educação do campo está representada por 05 núcleos, 04 pólos e 01 escola, destacando-se por possuir uma riqueza em heterogeneidade de solos e vegetação, sendo que a maioria possui áreas propícias para a construção de hortas escolares”, disse Rafael.
No ano de 2009, através do Programa Despertar, juntamente com outras parceiras Senar e Prefeitura de Poções, foram implantadas 03 hortas escolares na zona rural. A Escola Cônego Pithon, o Instituto de Educação Manoel Padre e a Escola José de Anchieta, escolhidas por já possuírem o terreno cercado ou murado, protegendo o local contra a invasão de possíveis animais. A proposta foi muito interessante, alunos e professores se dedicaram bastante e o aprendizado foi muito considerável. Portanto, diante do exposto, justifica-se a restauração das hortas destas três unidades de ensino e a implantação de mais 02 hortas escolares, totalizando 05 escolas piloto no ano de 2010, com possibilidade de aumento do número de escolas para 2011.
O prefeito Luciano Mascarenhas vem ajudando os projetos ligados a Agricultura, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Rural, levando água potável; ajudando nos projetos das cisternas junto aos governos, entidades e associações; sementes, material e ferramentas agrícolas; trator, limpeza de aguadas e tanques; recuperação das estradas vicinais; hortas comunitárias; tanques redes para criação de peixes; distribuição de alevinos para os tanques, aguadas e barragens e outros projetos para a melhoria de vida e distribuição de renda e emprego na zona rural do município.
Fonte: INFORMATIVO PRODUZIDO PELA RÁDIO REVISTA CIDADE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.