RÁDIO BORG FM

Axé Moi

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Saiba editar facilmente as informações dos arquivos MP3

Da Redação do União Perfeita.com


Informações complementares sobre músicas podem ser obtidas na internet. Mesmo na falta de conexão é possível incluí-las manualmente.

A execução de arquivos no formato em MP3 é cada vez mais popular. Esse tipo de arquivo está sendo cada vez mais usado não somente em computadores. Os diversos modelos de players de celulares, tocadores de DVD, televisores e rádios automotivos também estão sendo usados para reproduzir arquivos nesse formato. Mas, dependendo da quantidade, pode ser uma tarefa trabalhosa a criação de uma lista de reprodução. Para facilitar, os arquivos possuem informações complementares, como o nome do álbum, artista, gênero, música, ano e capa do álbum.
Esses dados geralmente são exibidos nos tela dos tocadores durante a execução do arquivo. Além de tornar a visualização mais agradável, é um recurso que permite mais organização. São informações complementares sobre as músicas que podem ser obtidas na internet. Mas há situações em que os recursos dos players não conseguem obter esses detalhes e adicioná-las aos arquivos. Então é necessário incluí-las manualmente. Por se tratar de um procedimento repetitivo e massante, o uso de um programa que permite facilitar esse trabalho será muito bem-vindo.

Nesta coluna, irei demonstrar o uso do TagScanner, que permite a edição de um único arquivo ou até mesmo de um grande volume. Além de ser um programa prático, também possui a funcionalidade de tocador de áudio. É gratuito e conta com interface em português.
O instalador do TagScanner é para o sistema operacional Windows e pode ser obtido no site do Baixatudo. Após instalado, execute-o.
TagScanner é um editor de propriedades de arquivos de mídias.
TagScanner é um editor de propriedades de
arquivos de mídias. (Foto: Reprodução)

Em sua tela inicial, clique no botão Procurar para selecionar a pasta desejada que contenha as músicas que terão as suas tags editadas.
Selecionando arquivos para a edição de propriedades.
Selecionando arquivos para a edição de
propriedades. (Foto: Reprodução)


Dependendo da maneira em que os arquivos de músicas foram criados, usando o TagScanner é possível recuperar as informações sobre as músicas e capas dos álbuns a partir de alguns repositórios. Exibir a capa do álbum correspondente ao arquivo de música é muito útil aos usuários que possuem players que permitam a sua visualização durante a execução do arquivo. Esse recurso é comum para iPods, iPhone, iPad entre outros dispositivos capazes de executar arquivos de mídias.


Pesquisando as propriedades das midias em servidores na internet.
Pesquisando as propriedades das midias em
servidores na internet. (Foto: Reprodução)


Caso a busca nos servidores não seja bem sucedida, ainda assim é possível incluir manualmente as informações nas tags dos arquivos. Também é possível alterar informações já existentes e salvá-las. No exemplo descrito aqui na coluna, obtive sucesso na busca por detalhes. Para finalizar a configuração das tags nos arquivos em MP3, clique em Salvar.

Aplicando as propriedades nos arquivos selecionados.
Aplicando as propriedades nos arquivos selecionados. (Foto: Reprodução)


Agora basta enviar as suas músicas para o dispositivo que irá reproduzi-las ou executá-las no seu player preferido que as informações incluídas serão exibidas.


Reproduzindo as músicas no Winamp.
Reproduzindo as músicas no Winamp. (Foto: Reprodução)
* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Fonte: Ronaldo Prass
Especial para o G1*