RÁDIO BORG FM

Axé Moi

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Encontro de dermatologia abordará novas formas de combater a caspa

Da Redação do União Perfeita.com





Os humanos secretam naturalmente sebo sobre couro cabeludo criando um ambiente propício para a caspa
O que o sequenciamento do genoma de um determinado fungo tem a ver com o tratamento da caspa? Exatamente tudo, de acordo com o cientista James Schwartz. O pesquisador estará em Salvador para participar do I Summer Meeting, evento internacional realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre os dias  9 a 11 de dezembro.
Schwartz, que é P.H.D em química inorgânica, é um dos cientistas responsáveis pelo sequenciamento do genoma do fungo da Malassezia globosa – responsável pela caspa –, que resultou no aperfeiçoamento do combate ao problema que costuma incomodar inúmeras pessoas.
Sequenciamento - Com o tema “Tratamento da Dermatite Seborréica da caspa”, o cientista discutirá, no dia 10 de dezembro,  às 12 horas, a importância da descoberta e as novas tecnologias para o tratamento de problemas no couro cabeludo. Até então, não se compreendia quase nada no nível molecular sobre a questão. A palestra é voltada para profissionais da área de dermatologia.
O sequenciamento genético da Malassezia globosa expandiu o alcance de potenciais alvos de tratamento, desde algumas características observacionais e agora até mais de quatro mil alvos moleculares. De acordo com o pesquisador, a Malassezia, composta de 4.285 genes – quase 300 vezes menos pares de base do que os encontrados no genoma humano –, é um fungo comum que vive na pele de humanos.
Fatores – “Os humanos secretam naturalmente sebo e outros lipídios sobre o couro cabeludo, criando um ambiente propício para a Malassezia globosa florescer, uma vez que o couro cabeludo humano pode hospedar até 10 milhões de Malassezia globosa”, explica o cientista.
Os sintomas de caspa e dermatite seborréica ocorrem quando três fatores se apresentam simultaneamente: suscetibilidade genética a uma resposta inflamatória; a presença de sebo no couro cabeludo e a presença de Malassezia Globosa.
Outro assunto que será destacado na palestra são as tecnologias por trás dos produtos para os cabelos e couro cabeludo na América Latina. Devido ao uso anterior de tecnologias menos precisas, baseadas em cultura, os cientistas presumiram incorretamente durante anos que a caspa era causada por um tipo diferente de fungo (Malassezia furfur).
Mas, agora com a descoberta, a aposta dos especialistas para um tratamento eficaz é o uso de shampoos que contenham piritionato de zinco, solução mais indicada à contenção do fungo.
Dicas para prevenir a seborréia (caspa)
Temperatura – Procure tomar banho e lavar os cabelos com água na temperatura morna para fria;
Umidade – Evite dormir com os cabelos molhados ou úmidos;
Shampoo – Use shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo e lave os cabelos diariamente;
Medicamentos – Evite tomar remédio sem orientação médica. Estudos têm mostrado que alguns remédios influenciam a produção de oleosidade do couro cabeludo;
Alimentação – Tenha uma alimentação saudável e beba muita água;
Dermatologista – Procure um dermatologista (médico especialista em doenças da pele), pois só ele pode indicar um medicamento especifico para seu caso.


Fonte: Blog do Wal Cordeiro

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.