RÁDIO BORG FM

Axé Moi

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pré-conferências abre caminho nas comunidades para uma saúde que desejamos


Da Redação do União Perfeita.com


Com objetivo de discutir com as comunidades o papel da saúde junto a população e encontrar o caminho do melhor atendimento e fazer um diagnóstico que leve a qualidade, a Secretaria Municipal de Saúde realiza de 11 à 16 de julho de 2011, as pré-conferências na sede e zona rural de Poções.


O público principal do evento será os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo cronograma elaborado pela equipe da secretaria a reunião começa no dia 11 de julho em três localidades, pela manhã às 08:30h na Igreja São Sebastião no Povoado de Bandeira Nova; a tarde se reúnem na Igreja Nossa Senhora Aparecida no Alto do Paraíso, às 14:00h com os moradores do Açude, Casas Populares e Alto do Paraíso; a noite a reunião será na Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Lagoa Grande ás 18:00h. Dia 12 de julho duas reuniões, a primeira às 14:00h no Salão Bruno Oliveira, com os moradores dos bairros Indaiá e Tiradentes e às 17:00h na Igreja Nossa Senhora da Vitória, presença dos moradores do bairro, bem como da Santa Felicidade e Poçõeszinho. No dia 13 de julho as pré-conferências serão em três turnos, 14:00h na Igreja São Sebastião no bairro Primavera; 14:00h no Salão Padre Valmir Neves, com o pessoal do Centro e às 18:00h na Igreja São Lucas, com os moradores dos bairros Tigre e Joaquim Mascarenhas. Dia 14 de Julho às 16:00h na Escola Arnulfo Ramos Silva, o encontro será com os moradores da Bela Vista e Rua de Boa Nova. No dia 15 de julho em três locais diferentes, às 08:00h no Salão Padre Valmir Neves, com os moradores da Zona Rural, às 09:00h em Morrinhos na Unidade de Saúde e às 17:00h no Salão da Quadra da Urbes, convocados moradores da Santa Rita, Urbes e Alto do Recreio. Fechando as pré-conferências, dia 16 de julho na Igreja Apóstolo São Paulo, reunião com os moradores daquele bairro. 




Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde reunidos nestes encontros para definir linha de atuação que serão debatidos na 4ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para Agosto. O evento, também vai escolher os membros para delegados de Poções que participarão da Conferência Estadual de Saúde. “Este é um momento muito importante, uma oportunidade em que exercemos o exercício da cidadania. São desafios de ordem gerencial e administrativos que, nestes encontros, devemos discutir e encontrar soluções”, afirmou a Coordenadora Municipal de Saúde Jaquilene Lima.


“Durante as pré-conferências, em que sociedade e gestores reunem-se em torno da deliberação de estratégias e do planejamento das ações da saúde, os principais temas a debater formarão a política de saúde na seguridade social, a participação da comunidade, o controle social e a gestão do SUS. E, dentro do SUS, será destacado o financiamento, pacto pela saúde, relação público-privado, gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde”, disse o Dr. Gilvan Pereira, Secretário Municipal de Saúde.


Segundo o vice-prefeito que é médico e está concluindo uma especialização importante, Urgência e Emergências, Dr. José Schettini, falou sobre a grandeza do evento para a comunidade. “As pré-conferências são importantes por reforçar a valorização do Sistema Único de Saúde. Os encontros abordarão temas como: Qualidade no atendimento, Acesso e Resolutividade, visando um novo caminho sobre o Controle do SUS com a Participação da Comunidade, que é a meta principal do governo”, afirmou ele.


“Nós, do governo, estamos aqui para juntos termos oportunidade de discutir os assuntos relevantes da saúde pública, pontuando as maiores dificuldades do município e discutindo-as para encontrar soluções”, afirmou o prefeito Luciano Mascarenhas.


Fonte: Ascom PMP.