RÁDIO BORG FM

Axé Moi

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vote e mande a Banda Cinco Contra Um para o "Olha Minha Banda" do Caldeirão do Huck.

Da Redação do União Perfeita.com


Por Fábio Lopes | UP
Galera essa é a Banda Cinco contra Um, que está na estrada a 10 anos levando o melhor do Rock Alternativo para todos!

Uma banda comum som muito regional e diferente que está contando com os nossos votos para ganhar uma força do programa 
Caldeirão do Huck no quadro "OLHA MINHA BANDA"  é só entrar no link e votar...

Contamos com a força da galera, aproveite e divulgue o link para todos!!!

VOTE AQUI

Novos alertas são feitos pela Anvisa


Da Redação do União Perfeita.com

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu dar publicidade ao recolhimento voluntário do lote 311571(fabricado em agosto de 2010 e válido até agosto de 2011) do medicamento Cloridrato de Tramadol, 100 mg, fabricado pela Germed Farmacêutica Ltda., por causa de suspeita de desvio de qualidade.

A mesma medida foi adotada para o lote 74EC0910 do medicamento CPHD - Bicarbonato de Sódio, 8,4%, registrado em nome da Fresenius Medical Care Ltda. e fabricado por Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Por apresentar também desvio de qualidade, a agência determinou como medida de interesse sanitário a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, do lote 10G240 (fabricado em julho de 2010 e válido até julho de 2012) do medicamento Duzimicin (Amoxicilina), suspensão, 250 mg/5 ml, fabricado pela Prati Donaduzzi & Companhia Ltda., de Toledo (PR). A agência determinou ainda que a empresa promova o recolhimento do mercado desse lote.

Por não possuir registro, a Anvisa determinou como medida de interesse sanitário a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o Brasil, do produto Clorexiplac, fabricado pela Inodon Laboratório Industrial de Produtos Odontológicos, de Porto Alegre (RS).

Ainda, por apresentar desvio de qualidade, a agência determinou como medida de interesse sanitário a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o país, dos lotes 0205A e 207A (fabricados em fevereiro de 2010 e válidos até fevereiro de 2012) do medicamento Captopril, 25 mg, comprimido, fabricado por Balm Labor Indústria Farmacêutica Ltda., que fica no Distrito Industrial II, Bálsamo (SP). A Anvisa determinou também que a empresa promova o recolhimento do estoque remanescente desses lotes.

Por não atender às boas práticas de fabricação, a agência determinou como medida de interesse sanitário, em todo o território nacional, a suspensão da fabricação/distribuição, comercialização e uso do medicamento Norephed, 2 mg, solução injetável, fabricado a partir de 1º de maio de 2009 pela Química Haller Ltda., do Rio de Janeiro (RJ).

*Informações do Secom Ct.

Aumenta o combate à ação de cambistas no Brasileirão

Da Redação do União Perfeita.com

Para combater a venda ilegal de ingressos em estádios de futebol, crime previsto na lei nº 12. 299/2010 e no Estatuto do Torcedor, as delegacias de Defesa do Consumidor (Decon) e de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), prosseguem com a Operação Brasileirão 2011, que começou no mês de junho.

Segundo o delegado titular da Decon, Oscar Araújo, a operação terá mais investigadores para coibir o crime de distribuição de ingressos por valor superior ao estampado no bilhete para o jogo Bahia x Botafogo, que acontece no próximo domingo (10), no Estádio de Pituaçu.

“Por enquanto destinada a eventos esportivos, a operação deve ser estendida em breve a eventos culturais, como shows e espetáculos teatrais”, disse o delegado.

No lançamento da operação, em 29 de junho, mais de 40 cambistas foram abordados antes do jogo Bahia x Corinthians e tiveram os ingressos que pretendiam comercializar apreendidos.

Os investigadores constaram que os ingressos estavam sendo vendidos pelos cambistas por até R$ 120, valor 400% acima do cobrado na bilheteria do Estádio de Pituaçu.

“Nosso objetivo não é apenas prender o cambista, mas também atingir a organização criminosa que existe por trás da venda ilegal de ingressos. É direito do torcedor, que também é consumidor, comprar seu ingresso pelo preço real”, afirmou Araújo.


Fonte: Secom ct.

Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo 2014 se reúne em Brasília

Da Redação do União Perfeita.com


Debater o início do novo ciclo de monitoramento dos projetos que estão sendo executados nas sedes da Copa. Este foi o foco da reunião do Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo 2014, que aconteceu na tarde de ontem (7), em Brasília, com a participação do ministro do Esporte, Orlando Silva, e os representantes das 12 sedes da Copa. O secretário estadual da Copa do Mundo 2014, Ney Campello, representou a Bahia na reunião.

Um balanço do desenvolvimento dos projetos da Copa 2014 no país foi apresentado pelo ministro, além de orientações para os representantes das sedes.

Em sua explanação, Silva destacou os avanços, as dificuldades e as limitações das sedes. Com relação aos estádios, disse que nove sedes estão em dia, incluindo Salvador. A sede soteropolitana também está dentro do calendário das obras que dizem respeito aos portos e aeroportos.

Os projetos de mobilidade urbana, de acordo com o ministro, são os que possuem maior atraso no Brasil. Por isso, reafirmou o discurso da presidenta Dilma Rousseff, quando relata que as cidades que não iniciarem as obras até dezembro deste ano não participarão do PAC Copa.

O ciclo de monitoramento dos projetos do Ministério do Esporte está estruturado nos seguintes tópicos: o primeiro diz respeito à matriz de responsabilidades (estádio, mobilidade urbana, portos e aeroportos), o segundo agrega as áreas de infraestrutura, energia, telecomunicação, tecnologia de informação, segurança, saúde e promoção, e o terceiro está voltado para as discussões diretas que envolvem o maior evento de futebol do mundo.

Durante este mês será feita uma revisão da matriz de responsabilidades, com assinatura prevista para agosto, mês onde acontece também uma nova reunião do Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo 2014.


Fonte: Secom Ct.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sauípe Folia terá Ivete Sangalo, Banda Eva e Psirico


Da Redação do União Perfeita.com



TV Globo | DivulgaçãoIvete Sangalo também participou da micareta indoor no ano passado Ivete Sangalo também participou da micareta indoor no ano passado



O Sauípe Folia, evento que será realizado de 07 a 10 de setembro na Costa do Sauípe, no Litoral Norte, reunirá em quatro dias de festa atrações como Ivete Sangalo,  Banda Eva, Harmonia do Samba e Psirico. Outras atrações ainda serão definidas pela organização do evento.

A partir do 16 de julho será instalada uma loja exclusiva do evento  no terceiro piso do Shopping Iguatemi, no terceiro piso.

O preço dos ingressos ainda não foi informado. As reservas de hospedagem podem ser feitas pelo telefone: (71) 2104.7020/ 2711-4549. Mais informações podem ser obtidas no site da Axé Mix, no endereço www.axemix.com.br.

Fonte: A Tarde On Line

Hospital de Base desativa serviços de obstetrícia


Da Redação do União Perfeita.com


Por Geraldo Júnior/Diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista




O Hospital Geral de Vitória da Conquista vem a público informar que os serviços de obstetrícia da unidade foram desativados, considerando análise técnica de produção mensal, que avaliou como baixo o volume de atendimentos, não justificando a sua continuidade.


A decisão foi anunciada via ofício emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, após reunião deste órgão com a diretoria geral do HGVC e a diretoria técnica do Hospital Municipal Esaú Matos, que deliberaram pela desativação da obstetrícia e pela manutenção de cinco leitos para ginecologia.


Os pacientes que necessitarem deste tipo de serviço devem dirigir-se às demais unidade da rede saúde do município (Santa Casa da Misericórdia, Hospital Municipal Esaú Matos e Unimec), por meio da Central Municipal de Urgência.


Esta deliberação se encontra em vigor, via ofício circular nº. 013/2011-GAB/SMS, emitido pela secretária municipal de saúde, Márcia Viviane Araújo. Esta decisão possibilita ao HGVC dar prosseguimento ao processo de implantação dos serviços de oncologia.


A meta principal é ampliar os serviços prestados pelo HGVC, oferecendo à população de Vitória da Conquista e regiões vizinhas melhor atendimento nas áreas que disponibiliza.

Fonte: Blog da Resenha Geral

I Mostra Cinema Poções é dedicada ao cineasta Tuna Espinheira

Da Redação do União Perfeita.com

Entre os dias 5 e 7 de agosto o Cineclube Tela em Transe realiza na Câmara de Vereadores de Poções  a I Mostra Cinema Poções, dedicada ao cineasta Tuna Espinheira. Com o objetivo de promover um estímulo à arte cinematográfica na cidade e região, durante três dias a programação da Mostra terá filmes do homenageado, mesa redonda, oficinas e também apresentações musicais e exposição.
O cineasta Tuna Espinheira passou sua infância em Poções e volta à cidade depois de 50 anos para receber esta homenagem. Com mais de 30 trabalhos, como ator, editor, roteirista, produtor e diretor, em 40 anos de atuação no cinema baiano, Tuna Espinheira terá quatro de suas obras exibidas durante a Mostra. Para abrir o evento, será exibido o filme 2 de Julho, Viva a Independência da Bahia. No sábado (6) o público poderá acompanhar o longa metragem Cascalho, lançado em 2004, e no último dia da Mostra, dois curtas serão exibidos: Leonel Matos, 24 Quadros por Segundo e O Bruxo Bel Borba.
Além da homenagem ao cineasta e exibição dos seus filmes, a Mostra vai promover uma mesa redonda sobre o cinema baiano, com o crítico de cinema e professor da Facom (Ufba) André Setaro, e sobre cinema independente, com o cineastas  local, Valdeson Ferreira Souza, e oficina de roteiro, com o jornalista e estudioso em cinema Glauber Lacerda. As inscrições para a mesa redonda e para as oficinas serão divulgadas em breve e vão poder ser feitas pelo endereço eletrônico www.cineclubetelaemtranse.blogspot.com de forma gratuita, mas haverá limite de vagas.
Durante a I Mostra Cinema Poções, o fotógrafo Carlos Rizério realiza uma exposição em que mistura a realidade das cidades de Poções e Vitória da Conquista com a poesia dos cartazes cinematográficos dos filmes do século passado em 12 cartazes. O músico Chico Schettini também se apresenta na primeira noite da Mostra e uma apresentação da Filarmônica 26 de Junho encerra o evento.

Por: Fábio Agra | Liberdade Fm de Poções

Conselho Tutelar lança campanha contra a Mendicância Infantil

Da Redação do União Perfeita.com



O Conselho Tutelar de Poções está realizando a Campanha contra a Mendicância Infantil.

Nesta Campanha, o Conselho alerta para a finalidade das esmolas que são pedidas por jovens nas ruas das cidades: “grande parte das esmolas doadas nas ruas são usadas na compra de drogas”.

O Conselho ainda pede para que seja informado ao órgão ou a Secretaria de Assistência Social os casos de crianças e adolescentes pedindo esmolas nas ruas da cidade.

O contato com os conselheiros ou funcionários da Secretaria de Assistência Social pode ser realizado por meio dos telefones (77) 3431-5814 ou (77) 3431-5820.


Fonte: Liberdade Fm de Poções

Prefeitura convoca aprovados em concurso para agente comunitário de saúde

Da Redação do União Perfeita.com


Foi divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (06) o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo para agente comunitário de saúde.


Esta é a quarta chamada do referido concurso, na qual foram convocados mais cinco candidatos para assumir o cargo de ACS.


Os convocados deverão comparecer a sede da Secretária de Saúde de Poções até o dia 05 de agosto para apresentar a documentação necessário a admissão no cargo. E entre os dias 08 e 18 de julho devem agendar o exame médio admissional também na Secretaria de Saúde.
Segue abaixo a lista com os nomes dos convocados:
N° de Ordem
N° de Inscrição
Área ou Micro-área
Nome do Candidato
Classificação
01
2009022085
3 – 10
Hugo Pereira Cunha
02
2009018177
4 – 4
Sinara Silva de Jesus
03
2009015060
8 – 8
Maria de Oliveira Brito de Lima
04
2009017617
11 – 11
Mylena Dias Pereira
05
2009019336
13 – 13
Milena Santos Leite Ribeiro


Fonte: Liberdade Fm de Poções

terça-feira, 5 de julho de 2011

POLICIA MILITAR DE POÇÕES FAZ BLITZ NO CENTRO DA CIDADE

Da Redação do União Perfeita.com





A 79ª Companhia independente da Polícia Militar de Poções recebeu 29 (vinte e nove) soldados recém formados para reforçar o policiamento ostensivo da nossa cidade. Sob o comando do Major Augusto, hoje dia 05 pela manhã, todos eles já estavam em plena atividade, realizando uma Blitz montada no centro da cidade. Abordando e verificando a documentação, licenciamento e habilitação dos motociclistas que passavam pelo local.
Vários motociclistas foram parados e alguns multados por falta de documentação. A ação vai continuar com várias Blitz com o objetivo de coibir qualquer irregularidade, pois a onda de assaltos que ocorrem em nossa cidade tiveram ligação com motos roubadas.
Fonte: ORLANDO MIRANDA

Duas atrações já estão confirmadas para a Festa de Agosto 2011

Da Redação do União Perfeita.com



Faltando exatamente 01 mês para a Festa de Agosto 2011 e duas atrações musicais já estão confirmadas no evento que acontece no início de agosto em Bom Jesus da Serra em comemoração ao padroeiro da cidade, O Senhor Bom Jesus. De acordo um funcionário da prefeitura que faz parte da organização da festa, os dois artistas já confirmados para se apresentar no evento são - Robério dos Teclados e Tayrone Cigano. Nos próximos dias estaremos divulgando a grade completa da programação da festa.


Fonte: Bom Jesus Notícias

Detran orienta sobre direito de reexame


Da Redação do União Perfeita.com


Os condutores e candidatos a motorista que forem reprovados duas vezes em alguma etapa do processo de habilitação têm a oportunidade de fazer um novo exame e dar continuidade ao serviço. Para ter esse direito, é necessário solicitar um reexame na central de atendimento do Detran, nas Ciretrans ou nos postos do SAC.
No caso do candidato reprovado por duas vezes no exame de legislação ou de rua, o valor do serviço é de R$ 7,20 ou R$ 17,85, se a reprovação foi no exame psicológico.

O objetivo do reexame é possibilitar ao candidato realizar outro exame no período da validade de seu laudo de abertura do serviço. Em todos os casos, é preciso a apresentação do documento de identificação e do CPF. Mais informações podem ser obtidas no call center do órgão, pelo telefone (71) 3535-0888.

Fonte: Secom Ct.

Rogério Flausino fala sobre o Festival de Inverno Bahia


Da Redação do União Perfeita.com



Sempre muito simpático, o vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino, conversou com a equipe do Festival de Inverno Bahia e falou sobre a participação da banda no evento deste ano, que acontece em Vitória da Conquista, de 19 a 21 de agosto .

O cantor deixou claro a simpatia que tem pelo público baiano e ressalta a emoção que vivenciou nos shows anteriores do Festival em que participou. Empolgado, Rogério promete levar muita música e diversão para os fãs. Confira entrevista em vídeo!



Fonte: ibahia.com/Festival de Inverno Bahia

Secretaria de Educação oferece cursos profissionalizantes em Poções


Da Redação do União Perfeita.com
A Secretaria Municipal de Educação de Poções em parceria com a Educa Treinamentos está oferecendo vários cursos profissionalizantes na cidade.

Para você que deseja se aperfeiçoar profissionalmente deve procurar a SMED nesta quinta (07) e sexta-feira (08) e efetuar sua matrícula em um dos cursos ofertados. São eles: Eletricista, Atendente de Farmácia, Auxiliar Administrativo e Financeiro, Hardware: montagem e manutenção de computadores, Encanador Hidráulico.

A duração dos cursos varia conforme a quantidade de disciplinas a serem estudadas, podendo ser concluídos entre 3 e 4 meses  e as aulas acontecem uma vez por semana. A mensalidade é de apenas R$ 30,00.

Para maiores informações procure a Secretaria Municipal de Educação na Rua Itália, n° 148 no Centro da cidade ou ligue para o número (77) 3431-5816.

Fonte: Liberdade Fm de Poções

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Começa nesta quarta-feira, em Ilhéus, o III Festival do Chocolate


Da Redação do União Perfeita.com


A cidade de Ilhéus sedia, desta quarta-feira (6) até o dia 10 deste mês, o III Festival do Chocolate. O evento reúne os maiores especialistas de chocolate do Brasil e do exterior.
Com apoio da Secretaria Estadual do Turismo e Bahiatursa, o festival será realizado no Centro de Convenções de Ilhéus e promete novidades para esta edição. Uma delas é o show da cantora Nana Caymmi, um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, que acontece no sábado (9).
A Costa do Cacau oferece roteiros específicos para os amantes do chocolate. Os passeios levam o turista a conhecer a história do alimento, desde a plantação do fruto ao processo de produção do chocolate, com visita a fábricas e a grandes fazendas cacaueiras.
O roteiro inclui ainda os mais importantes pontos turísticos da região, onde é possível entrar em contato com a natureza e desfrutar das belas paisagens que inspiraram o escritor Jorge Amado e deixaram a região famosa mundialmente.

Fonte: Secom Ct.

Pré-conferências abre caminho nas comunidades para uma saúde que desejamos


Da Redação do União Perfeita.com


Com objetivo de discutir com as comunidades o papel da saúde junto a população e encontrar o caminho do melhor atendimento e fazer um diagnóstico que leve a qualidade, a Secretaria Municipal de Saúde realiza de 11 à 16 de julho de 2011, as pré-conferências na sede e zona rural de Poções.


O público principal do evento será os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo cronograma elaborado pela equipe da secretaria a reunião começa no dia 11 de julho em três localidades, pela manhã às 08:30h na Igreja São Sebastião no Povoado de Bandeira Nova; a tarde se reúnem na Igreja Nossa Senhora Aparecida no Alto do Paraíso, às 14:00h com os moradores do Açude, Casas Populares e Alto do Paraíso; a noite a reunião será na Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Lagoa Grande ás 18:00h. Dia 12 de julho duas reuniões, a primeira às 14:00h no Salão Bruno Oliveira, com os moradores dos bairros Indaiá e Tiradentes e às 17:00h na Igreja Nossa Senhora da Vitória, presença dos moradores do bairro, bem como da Santa Felicidade e Poçõeszinho. No dia 13 de julho as pré-conferências serão em três turnos, 14:00h na Igreja São Sebastião no bairro Primavera; 14:00h no Salão Padre Valmir Neves, com o pessoal do Centro e às 18:00h na Igreja São Lucas, com os moradores dos bairros Tigre e Joaquim Mascarenhas. Dia 14 de Julho às 16:00h na Escola Arnulfo Ramos Silva, o encontro será com os moradores da Bela Vista e Rua de Boa Nova. No dia 15 de julho em três locais diferentes, às 08:00h no Salão Padre Valmir Neves, com os moradores da Zona Rural, às 09:00h em Morrinhos na Unidade de Saúde e às 17:00h no Salão da Quadra da Urbes, convocados moradores da Santa Rita, Urbes e Alto do Recreio. Fechando as pré-conferências, dia 16 de julho na Igreja Apóstolo São Paulo, reunião com os moradores daquele bairro. 




Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde reunidos nestes encontros para definir linha de atuação que serão debatidos na 4ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para Agosto. O evento, também vai escolher os membros para delegados de Poções que participarão da Conferência Estadual de Saúde. “Este é um momento muito importante, uma oportunidade em que exercemos o exercício da cidadania. São desafios de ordem gerencial e administrativos que, nestes encontros, devemos discutir e encontrar soluções”, afirmou a Coordenadora Municipal de Saúde Jaquilene Lima.


“Durante as pré-conferências, em que sociedade e gestores reunem-se em torno da deliberação de estratégias e do planejamento das ações da saúde, os principais temas a debater formarão a política de saúde na seguridade social, a participação da comunidade, o controle social e a gestão do SUS. E, dentro do SUS, será destacado o financiamento, pacto pela saúde, relação público-privado, gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde”, disse o Dr. Gilvan Pereira, Secretário Municipal de Saúde.


Segundo o vice-prefeito que é médico e está concluindo uma especialização importante, Urgência e Emergências, Dr. José Schettini, falou sobre a grandeza do evento para a comunidade. “As pré-conferências são importantes por reforçar a valorização do Sistema Único de Saúde. Os encontros abordarão temas como: Qualidade no atendimento, Acesso e Resolutividade, visando um novo caminho sobre o Controle do SUS com a Participação da Comunidade, que é a meta principal do governo”, afirmou ele.


“Nós, do governo, estamos aqui para juntos termos oportunidade de discutir os assuntos relevantes da saúde pública, pontuando as maiores dificuldades do município e discutindo-as para encontrar soluções”, afirmou o prefeito Luciano Mascarenhas.


Fonte: Ascom PMP.

Campanha do Agasalho 2011: esvazie seu guarda-roupa e encha seu coração!!!


Da Redação do União Perfeita.com

O Tiro de Guerra em parceria com a Paróquia do Divino, a Ordem dos Ministros Evangélicos, a Associação dos Reservistas, Maçonaria, CDL e a Rádio Liberdade FM estão promovendo a Campanha do Agasalho 2011.

Até o dia 30 de julho, você pode contribuir com a Campanha do Agasalho através da doação de vestimentas, cobertores e calçados, que poderão ser entregues nos seguintes postos de recebimento: Tiro de Guerra, a Secretaria Paroquial e a Rádio Liberdade FM.

Participe!!!!!

Com informações da Liberdade FM

Dois homens são presos com 400 celulares contrabandeados em Conquista


Da Redação do União Perfeita.com


Antônio de Costa, 40 anos, e Roni A. Reis, 47, estavam em um ônibus que seguia de São Paulo para Cansanção


Antônio de Costa, 40 anos, e Roni A. Reis, 47, foram presos por policiais rodoviários federais com mercadorias contrabandeadas em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na manhã desta segunda-feira (4). Eles estavam com 400 aparelhos celulares, acessórios, e 11 litros de whisky dentro de um ônibus de placa EVC 7072-BA.
Segundo a PRF, o ônibus havia saído da cidade de São Paulo e seguia para Cansanção, na microrregião de Euclides da Cunha. As mercadorias e os responsáveis foram encaminhados à Polícia Judiciária de Vitória da Conquista.

Fonte: ibahia.com (com informações do correio 24 horas)

domingo, 3 de julho de 2011

Bahia é o estado brasileiro com maior concentração de pessoas na extrema pobreza

Da Redação do União Perfeita.com



A Bahia é o estado brasileiro com a maior concentração de pessoas em situação de extrema pobreza. De acordo com dados do IBGE, 2,4 milhões de baianos têm rendimento mensal inferior a R$ 70. Em todo o Brasil, são 16,27 milhões nesta situação. Os três estados com mais habitantes em extrema pobreza estão no Nordeste – o segundo é o Maranhão (1,7 milhão) e o terceiro é o Ceará (1,5 millhão).

Os dados foram produzidos pelo IBGE para o programa “Brasil sem Miséria” do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que prevê estruturar a ação governamental em torno dos eixos garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos.

Alinhado a este programa, o governo do estado desenvolve ações para o enfrentamento da miséria na Bahia. Ao todo, mais de 1,3 milhão de baianos saíram da linha de extrema pobreza nos últimos quatro anos, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), responsável pelos programas Leite Fome Zero, Projeto Cisternas – que integra o Água para Todos, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Jovens Baianos são alguns já implementados.


Fonte: Blog da Resenha Geral (com informações do iBahia.com)

Em briga pelo G-4, Vitória perde por 1 a 0 contra o Barueri fora de casa

Da Redação do União Perfeita.com


Triunfo colocaria o Rubro-negro entre os quatro melhores, coisa que não acontece desde a primeira rodada da Série B

Uma falha no primeiro tempo decretou a derrota do Vitória para o Grêmio Barueri, na tarde deste sábado (2), na Arena Barueri. Livre de marcação, Marcelinho aproveitou cobrança de escanteio de Alex Maranhão e fez o único gol da partida, decretando a vitória dos donos da casa.

Com o resultado, o Leão permanece na quinta posição momentaneamente, com 14 pontos. Isso porque ABC e Criciúma se enfrentam a partir das 21h. Caso um dos times vença, a equipe comandada por Geninho cai uma posição na tabela. Empate mantém o clube no mesmo lugar. Já o time paulista se livrou da zona da degola e assumiu a 13º colocação, com dez pontos.

A próxima rodada da Série B começa já na terça-feira (5). No Rio de Janeiro, o Grêmio Barueri enfrenta o Duque de Caxias, Às 21h. Já o Vitória só entra em campo na sexta (8). Como o gramado do Barradão está em reforma, o Leão recebe o Bragantino no estádio de Pituaçu. O primeiro tempo de jogo na Arena Barueri não contou com muitas pitadas de emoção. Marcação forte e pouca efetividade ofensiva marcaram o início de partida. Apesar da falta de criatividade, o Barueri postou-se melhor taticamente e saiu na frente.

Aos 11 minutos, o meia Alex Maranhão cobrou escanteio do lado esquerdo de ataque e Marcelinho, livre de marcação, cabeceou a bola para o fundo das redes. A resposta rubro-negra viria aos 23. Marquinhos recebeu um belo lançamento de Zé Luís na ponta esquerda, invadiu a área e chutou mal. Juninho ainda desviou a bola para escanteio, mas ela ia para fora.

Com um pequeno crescimento do Vitória no jogo, o técnico Sérgio Soares mudou o esquema da equipe. Ele aproveitou a lesão do zagueiro Douglas para colocar o volante Anderson Pedra, deixando o 3-5-2 para trás e adotando o 4-4-2. O time paulista voltou a se igualar ao Leão e quase ampliou o placar aos 35. Anselmo chutou de fora da área e Fernando defendeu em dois tempos.

Grêmio Barueri x Vitória - 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2011
Data: 02/07/2011
Local: Arena Barueri
Árbitro: Antônio Denival de Morais (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e José Carlos Dias Passos (PR)

Grêmio Barueri: Juninho; Saldanha, Alex Lima, Edson Borges e Junior Guerreiro; Douglas (Anderson Pedra), Marcelinho, Anselmo (Rodrigo Arroz) e Alex Maranhão; Léo Gamalho (Val Baiano) e Ademir Sopa. Técnico - Sérgio Soares.

Vitória: Fernando; Nino Paraíba (Léo), Gabriel Paulista, Maurício e Fernandinho; Rodrigo Mancha, Zé Luís, Geovanni e Marquinhos; Edu (Xuxa) e Neto Baiano (Edson). Técnico - Geninho.


Fonte: Hailton Andrade | Ibahia.com

Data de greve da PM pode virar Dia da Consciência Policial

Da Redação do União Perfeita.com



Encapuzados, policiais militares promoveram manifestação
diante do batalhão no Centro Administrativo


Três dias após o 2 de Julho de 2001, os policiais militares da Bahia resolveram dar também seu grito de independência, motivado pelo arrocho salarial e as péssimas condições de trabalho, acumulados ao longo dos anos: começava com a tomada de quartéis, a greve dos policiais militares que durou 13 dias e provocou caos em Salvador.

O movimento que surgiu espontaneamente (a exemplo da revolta que ocorreu recentemente dos bombeiros cariocas) está fazendo dez anos na terça-feira, 5, data que pode ser transformada no “Dia da Consciência Policial” se aprovado projeto, de autoria do deputado capitão Tadeu (PSB), na Assembleia Legislativa. Na época, o PT e o PCdoB viram na greve uma oportunidade de desgastar o então governador César Borges integrante do grupo carlista liderado pelo falecido senador Antonio Carlos Magalhães que dominava politicamente o Estado há  anos. Procurado pela reportagem, o ex-governador César Borges não deu retorno.

Fonte: Biaggio Talento | A Tarde On Line

Xuxa 25 anos: O renascimento de uma estrela

Da Redação do União Perfeita.com


Existe um chavão no meio do show business que diz que é mais fácil um artista alcançar o sucesso do que se permanecer no topo. Maria da Graça Xuxa Meneghel é uma das poucas celebridades brasileiras que pode afirmar que conseguiu resistir ao tempo, passou pela crise na indústria fonográfica, enfrentou o surgimento das novas tecnologias e a renovação de seu público. Ainda assim, no ano em que completa bodas de prata na TV Globo, a “Rainha dos Baixinhos” precisa consolidar o “TV Xuxa” como um programa voltado para toda a família.

Apesar de ser uma das estrelas de primeira grandeza do canal e ocupar uma posição de destaque na maior emissora do país, a loira não pode se dar ao luxo de se acomodar. Após passar os últimos 25 anos com a carreira focada no público infantil, Xuxa recebeu a missão de se transformar em uma apresentadora capaz de dialogar com todo tipo de público. A gaúcha que ajudou a “criar” uma geração de brasileiros, conta com o apoio de seus eternos súditos para permanecer no trono que ocupa há duas décadas e meia.




No início da década de 80, Xuxa era uma das modelos
mais requisitadas do país quando foi convidada pela TV
Manchete para comandar o “Clube da Criança”.

O jornalista José Armando Vanucci, crítico de TV e autor do blog “Parabólica”, acredita que Xuxa vai conseguir dar a volta por cima mais uma vez. “Ela tem um público muito consolidado. Existe uma geração que cresceu ao lado dela que não a abandona. Estão sempre prontos para receber o que ela tem para oferecer”, disse ao Famosidades.

No último dia 7 de junho, a “Rainha dos Baixinhos” que mora no coração de milhões de adultos gravou seu especial de 25 anos na emissora ao lado de amigos que fizeram parte de sua trajetória no canal, como Ivete Sangalo. Na atração, que é exibida neste sábado (2), a apresentadora fez o possível para esconder a tristeza que sintia naquele momento. Na ocasião, Xuxa chegou atrasada aos estúdios devido ao fato de sua mãe estar hospitalizada por conta do mal de Parkinson. Apesar do clima de comemoração, a loira passou o tempo todo preocupada com a mãe – que, felizmente, teve alta dois dias depois.

Dois de Júlio por Lulu Sangiovanni

Da Redação do União Perfeita.com


Por Lulu Sangiovanni (com a colaboração de Valmir Fagundes, sôgro de Lulu)

O antigo Banco da Bahia tinha uma agência em Poções que funcionava no prédio isolado da antiga Praça Deocleciano Teixeira, aquele que fica defronte ao atual Banco do Brasil.


Quanta gente boa trabalhou alí: Adelino, Ubirajara Pombal, os Fagundes – Valmir, Zelinho, Heráclito (Quito) e Arnaldo, Osvaldo Xavier, Nelito, Walter Brito e tantos outros.

Uma passagem ficou famosa naquele banco. Omar e Almir (Miga) eram dois dos filhos do Sr. Júlio Silva. Pessoas de grande estima na nossa cidade.

Miga, certo dia, foi fazer uma operação no banco. Havia uma pequena fila diante do único caixa existente e o cliente da frente fazia uma transferência entre agências. Como aquela operação era de responsabilidade de um funcionário de retaguarda, o caixa se dirigiu para o centro do salão e, de lá, em voz alta, perguntou ao cliente qual agência que deveria ser transferida a quantia. Também em voz alta, o mesmo respondeu: “Dois de Julho, Dois de Julho”  (aqui em Salvador).

Miga, de uma espirituosidade impressionante, prontamente respondeu:

“Aqui tem um, falta o outro. Mas pode pode fazer”.


Fonte: Blog do SANGIOVANNI

sábado, 2 de julho de 2011

Poções: moradores interditam BR 116 após morte de motociclista

Da Redação do União Perfeita.com



Na manhã deste sábado (02) os moradores do bairro Lagoa Grande fizeram uma grande manifestação na BR 116 reivindicando a construção de um quebra-mola e a implementação de placas de sinalização no local próximo ao Posto Pituba.

A manifestação é consequência do acidente que aconteceu nesta sexta-feira (01) em que um motociclista foi atropelado e veio a óbito neste sábado no Hospital em Vitória da Conquista. O homem ainda foi socorrido pelos funcionários da ViaBahia que o levaram para o Hospital, onde já chegou em coma.

O local é uma passagem de pedestre muito utilizada pelos moradores e trabalhadores que transitam diariamente pelo local. Segundo os moradores esta é a quinta pessoa que morre vítima de acidente neste trecho da BR.

Na manifestação, os moradores atearam fogo em pneus no meio da pista, impedido o tráfego de veículos. O congestionamento chegava a 20 km e a pista só foi liberada por volta das 11:30 da manhã após assinatura de um Termo de Compromisso.

Um representante da ViaBahia, o Presidente da Câmara de Vereadores Joaquim Moreno e o Presidente da Associação de Moradores assinaram um Termo de Compromisso no qual se comprometeram a construir redutores de velocidade – quebra-molas e sinalizadores – em parte da BR 116, trecho que compreende o posto da Policia Rodoviária Federal, estendendo a aproximadamente duzentos metros após o posto de combustível Pituba, no KM 776, sentido estado de Minas, no prazo máximo de 30 (trinta ) dias a partir da data de assinatura do documento.


Fonte: Liberdade Fm de Poções

Bahia é um dos estados com melhor desempenho no combate à pobreza, diz Ipea

Da Redação do União Perfeita.com

O bom desempenho da Bahia no combate à pobreza foi destaque do debate Dimensão e a Medida da Pobreza Extrema no Brasil – O Caso da Bahia, que reuniu gestores estaduais, o diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão, e representantes da sociedade civil, nesta sexta-feira (1º), no Hotel Sol  Bahia, em Salvador.

O Ipea está apresentando o seminário em 15 estados brasileiros, traçando a linha nacional da extrema pobreza. O instituto utiliza o conceito de pobreza extrema como “o estado de privação de um indivíduo cujo bem-estar é inferior ao mínimo que a sociedade à qual ele pertence julga obrigada a garantir”. Nesse contexto, são considerados pobres extremos aqueles com renda mensal per capita inferior a R$ 70.

“A Bahia está crescendo com uma velocidade superior à do Brasil e está conseguindo fazer com que este crescimento chegue à população mais pobre. Mantido este movimento, é possível se erradicar a pobreza extrema”, destacou Abrahão. Segundo ele, de 2004 a 2009, a redução da pobreza no estado foi de 10,6 pontos percentuais, enquanto no país foi registrada uma redução de 7%.

Abrahão disse também que na Bahia, segundo o IBGE, são cerca de 2,5 milhões de pessoas vivendo na pobreza extrema, aproximadamente 200 mil somente na cidade de Salvador e, na região metropolitana, em torno de 300 mil. Para o diretor do Ipea, o Vale do São Francisco é a região onde há maior concentração da pobreza.

Ele enumerou as características que ajudarão a Bahia a obter sucesso na missão de erradicar a pobreza extrema. “É um estado rico, tem uma estrutura diversificada em termos de produtividade, tem indústrias, agronegócio, estrutura de serviços, minérios, e tem governantes compromissados em transformar esta situação, com crescimento expressivo, como mostram os números, principalmente da renda média”. 

Esforço institucional

 A secretária da Casa Civil do governo da Bahia, Eva Chiavon, declarou que, para se chegar aos resultados apresentados pelo Ipea, foram fundamentais a aposta na educação, seja com a alfabetização, que alcançou mais de um milhão de baianos, seja na educação profissional, a transferência de renda, que em 2011 está colocando cerca de R$ 172 milhões por mês nas mãos dos mais pobres, aquecendo a economia local, as políticas voltadas para a agricultura familiar e o programa Água para Todos, que beneficiou 2,87 milhões de baianos.   

Ela afirmou que o governo da Bahia vai continuar colaborando, se envolvendo e aportando estratégias e recursos financeiros e humanos para atingir a meta de erradicação da pobreza. “Já estamos trabalhando para a inclusão produtiva da população mais carente em ações urbanas e rurais”.


Fonte: Secom Ct.
Da Redação do União Perfeita.com



Candidatos devem ficar atentos às exigências para realização das provas


A UNEB aplica neste domingo (3), em Salvador, as provas do Concurso Público para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM 2011).


O cartão de convocação do candidato esteve disponível para retirada presencialmente até ontem (1°), no colégio estadual Odorico Tavares, localizado na Avenida Sete de Setembro, no Corredor da Vitória, em Salvador.


Os portões dos 10 estabelecimentos onde serão aplicadas as provas serão abertos às 7h, fechando impreterivelmente às 8h. Os candidatos só vão poder deixar os locais dos exames três horas após o início.


Os 10.435 candidatos inscritos vão ter até cinco horas para responder a 75 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de português (15), inglês (15), ciências humanas (15), matemática/raciocínio lógico (15) e noções de direito (15), além de redação.


Os gabaritos preliminares vão ser divulgados 24 horas após a aplicação das provas.


Estão sendo disponibilizadas 120 vagas neste certame, sendo 108 para o público masculino e 12 para o feminino.


Orientações aos candidatos


A comissão organizadora do concurso orienta que todos os candidatos leiam com atenção o cartão de convocação e o edital de convocação e inscrição, que trazem informações a respeito da documentação e objetos que os candidatos devem estar munidos no dia dos exames, a exemplo de documento de identificação original − que deve conter fotografia recente e estar em bom estado de conservação −, do cartão de convocação e de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, lápis preto e borracha.


Não será permitido o ingresso do candidato ao local de provas portando equipamentos eletrônicos, a exemplo de telefone celular, bip, walkman, pager, máquina fotográfica, calculadora, gravador ou qualquer receptor de mensagens.


Os candidatos também não poderão consultar livros, anotações, códigos, manuais, notas ou impressos de qualquer natureza. A organização do certame solicita também aos militares, policiais civis e demais cidadãos possuidores de porte de arma que não compareçam armados às provas.


“É importante que o candidato fique atento a essas exigências para não serem surpreendidos com a eliminação no concurso”, reforça Romilda Almeida, da comissão do concurso pela UNEB, salientando que não será permitida a realização das provas fora do local determinado no cartão de convocação do candidato.

Informações: sites www.concursopm.uneb.br  e www.consultec.com.br e tels. 0800-071-3000 e (71) 3117-2389.

Ex-presidente Itamar Franco morre em São Paulo aos 81 anos

Da Redação do União Perfeita.com


Morreu neste sábado, em São Paulo, o ex-presidente da República Itamar Franco. Aos 81 anos, o político cumpria mandato até janeiro de 2019 no Senado Federal. Antes prefeito de Juiz de Fora (MG) e senador em três oportunidades, Itamar Franco chegou à Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello, em 1992. Após deixar o Planalto, foi governador de Minas Gerais. Itamar foi diagnosticado com leucemia em maio.

Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero Franco, Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu a bordo de um navio em 28 de junho de 1930. O pai de Itamar havia morrido meses antes de seu nascimento e sua mãe registrou o filho em Salvador (BA), onde morava um tio. A família era de Juiz de Fora e ele se mudou para Minas Gerais com poucos meses. No município, cresceu e se formou em Engenharia Civil em 1954. Foi durante o curso que iniciou sua vida pública, participando da política estudantil.

Ainda na década de 50, se filiou ao PTB e tentou se eleger vereador e, depois, vice-prefeito em Juiz de Fora. Com o golpe militar em 1964 e a instalação de um regime de bipartidarismo, Itamar migrou para o MDB, sigla pela qual conquistou seu primeiro mandato eletivo, na prefeitura de Juiz de Fora, em 1967. No pleito de 1972, foi reeleito, mas deixou o cargo um ano depois para concorrer, com sucesso, a uma vaga no Senado - sendo reeleito em 1982, já no sucessor do MDB, o PMDB. Em 1986, sem apoio para ser candidato ao governo mineiro em seu partido, se filiou ao PL, mas foi derrotado por Newton Cardoso, candidato de sua ex-agremiação.

Com a derrota, Itamar voltou ao Senado para cumprir o restante de seu mandato, que ia até 1990. No período, participou da Assembleia Nacional Constituinte e das campanhas para a volta das eleições diretas. Em 1989, trocou novamente de sigla e foi para o desconhecido Partido da Reconstrução Nacional (PRN), para ser candidato à vice na chapa de Fernando Collor de Mello, que saiu vencedora.

De vice a chefe da nação
Na vice-presidência, Itamar criticou atos de Collor, como os processos de privatizações, mas se manteve discreto. Com o surgimento das denúncias de corrupção contra o governo e o início da campanha pelo impeachment do presidente, a figura pacata de Itamar ganhou espaço.

Em setembro de 1992, quando a Câmara decidiu autorizar a abertura do processo contra Collor, Itamar assumiu a vaga interinamente. Três meses depois, o presidente renunciou ao cargo e o mineiro foi conduzido à Presidência, sem uma posse formal.

Na Presidência da República

Itamar Franco assumiu o País com uma inflação de 1.100%, que chegaria a 6.000% no ano seguinte. Em meio à crise, o presidente trocou o comando do Ministério da Fazenda diversas vezes, até que Fernando Henrique Cardoso, então ministro das Relações Exteriores, assumiu a pasta com um projeto para a implantação do Plano Real.

Com o plano, era criada uma unidade real de valor (URV) para todos os produtos, desvinculada da moeda vigente na época, o Cruzeiro Real. Cada URV correspondia a US$ 1. O modelo conseguiu atrair capitais estrangeiros e foi exitoso no combate à inflação em um curto período. Apesar de ousada, a medida estabilizou a economia brasileira.

Com o sucesso do real, Itamar elegeu Fernando Henrique Cardoso seu sucessor em 1995 e deixou o Palácio do Planalto com altos índices de aprovação. No período até a eleição seguinte, Itamar foi embaixador em Portugal e na Organização dos Estados Americanos (OEA), nos Estados Unidos.

No início de 2011, Itamar Franco foi entrevistado em uma série do canal Globonews com ex-presidentes da República. Na ocasião, ele afirmou que seus feitos durante o governo não eram lembrados pelos críticos na atualidade. "Esqueceu-se e, aliás, se esquece, de que eu entreguei o País democraticamente. Ninguém fala, ninguém fala. Só falam de mim 'é o cabelo (caracterizado por um topete), é o não sei o que, é o Carnaval', essas bobagens. Mas esqueceram que eu fiz uma reunião logo de início, no Alvorada, com todos os presidentes dos partidos e fiz a seguinte proposta, a todos: 'olha, eu assumi o governo pela Constituição e pela vontade de Deus, mas estou disposto, se os senhores entenderem, eu estou pronto a convocar as eleições'".

No Carnaval de 1994, Itamar foi fotografado ao lado da modelo Lílian Ramos em um camarote na Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro, após ela desfilar por uma agremiação. A polêmica ficou por conta de a modelo estar só de camiseta e sem calcinha, detalhe evidenciado pelo ângulo das imagens.

O governo em Minas Gerais Após sair do governo, Itamar se tornou um crítico da política de Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista à Globonews, ele destacou como uma das principais críticas a reeleição, estabelecida no Brasil após a Constituição ser alterada no governo FHC. "Jamais ele disse que seria candidato à reeleição. Eu considero até hoje um grande mal, quebrou a ordem constitucional brasileira. Na reeleição, você não distingue se é presidente, se é candidato", afirmou. Além disso, ele afirmou que, logo após deixar Brasília, ficou incomodado com o fato de o real ser associado apenas a FHC, e não ao seu mandato. "Se ele quiser ficar com o Plano Real para ele, ele fica", afirmou.

Ao retornar ao Brasil e ao PMDB, o político tentou se lançar candidato à Presidência para as eleições de 1998, mas encontrou resistência no partido, que apoiaria a reeleição do tucano FHC. Decidiu, então, tentar o governo de Minas Gerais, e foi bem sucedido.

O início do governo foi turbulento. No primeiro dia, Itamar decretou a moratória para renegociar a dívida do Estado, gerando uma crise com a presidência do Banco Central. A suspensão do pagamento da dívida durou pouco mais de um ano e gerou retaliação por parte do governo federal, que suspendeu repasses como o do Fundo de Participação dos Municípios.

Outros episódios que marcaram o governo Itamar em Minas foram a retomada, por meio judicial, do controle acionário da estatal elétrica Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), parcialmente vendida no governo anterior, de Eduardo Azeredo (PSDB), e a reação de Itamar após a intenção do governo federal de privatizar a estatal Furnas, projeto que não foi levado adiante. Após a eleição de 2002, na qual apoiou Aécio Neves (PSDB) para ser seu sucessor, Itamar foi nomeado embaixador brasileiro na Itália.A volta ao Senado.


De volta ao Brasil após deixar a embaixada na Europa, Itamar tentou se candidatar a presidente pelo PMDB em 2006, mas desistiu para retornar ao Senado Federal. Acabou perdendo a indicação do partido para Hélio Costa. Em 2007, ele assumiu a presidência do Conselho do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais.

Em 2009, sinalizando intenção de disputar a sucessão presidencial no ano seguinte, Itamar Franco se filiou ao PPS e declarou seu apoio a Aécio. No discurso de filiação, ele ainda criticou o presidente Lula e o PT. Mais tarde, Aécio e Itamar anunciaram suas candidaturas ao Senado e foram eleitos, derrotando o petista Fernando Pimentel.

Ao voltar a Brasília, Itamar passou a integrar a comissão da reforma política da Casa e defendeu o fim do voto obrigatório e a reeleição. Ele também defendeu um veto à possibilidade de retorno de um político que cumpriu dois mandatos no Planalto. "Quem já foi presidente duas vezes não poderia concorrer mais. Vamos dar oportunidade a outras pessoas. O cidadão fica oito anos no poder e quer voltar?", disse.

A descoberta da leucemia
Em 25 de maio de 2011, Itamar Franco anunciou que um exame de rotina o diagnosticou com leucemia em estágio inicial. Ele se licenciou do Senado por 30 dias e se internou no Centro de Hematologia e Oncologia do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Fonte: Terra (Com informações da Agência Brasil).

Internet banda larga 'popular' terá limite para downloads

Se as operadoras de telefonia descumprirem o acordo que firmaram com o governo para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), estarão sujeitas a multas de até R$ 25 milhões por ano. Se o cronograma de implantação do serviço tiver atraso, a concessionária terá que implantar o serviço no dobro de cidades que deixou de atender na fase anterior, somadas às metas da fase seguinte. Se essa antecipação de metas, contudo, for desrespeitada, a empresa será punida por meio de multas. "Se não fez, faz o dobro que faltou fazer. E essa multa não irá para o cofre público; será revertida em universalização (do serviço)", destacou o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez.

Em caso de descumprimento das metas de varejo, a operadora estará sujeita a uma multa diária de R$ 20 mil, limitados a R$ 25 milhões por ano. Se as penalidades ultrapassarem o limite, a empresa perde o direito de converter em investimento e o governo poderá acionar a Justiça para cobrar da empresa. Para ofertas de venda de capacidade de rede no atacado, a multa é de R$ 10 mil por dia e R$ 25 milhões anuais. "Esse foi uma tema bastante controverso, por ser uma oferta voluntária", admitiu Alvarez.

Os planos de internet com velocidade de 1 megabit (MB) por segundo a R$ 35 para o PNBL têm metas de aumento da franquia de tráfego de dados e para baixar arquivos (download) até junho de 2013. No acordo assinado pela Telefônica, por exemplo, o limite de download da banda larga fixa, que inicialmente é de 300 Megabytes (MB), passará para 600 MB e chegará em junho de 2013 a 1 Gigabyte (GB). Na banda larga móvel, é a metade: 150 MB, 300 MB e 500 MB, respectivamente.

No caso da Oi, o limite de download ofertado para internet fixa começa com 500 MB e termina com 1 GB, sem patamares intermediários. Para a banda larga móvel, a franquia inicia com 150 MB, sobre para 200 MB e alcançará 300 MB em junho de 2013.

Caso o usuário baixe muitos vídeos e filmes, por exemplo, e ultrapasse a franquia de download, nada poderá ser cobrado além dos R$ 35 mensais. Porém, a velocidade de conexão pode cair. Se o consumidor quiser garantir a velocidade contratada mesmo depois da franquia de download, porém, as empresas poderão cobrar uma taxa adicional. Não há previsão, contudo, dos patamares mínimos a que a velocidade pode cair, nem um limite de quanto pode ser cobrado por uma franquia extra para baixar arquivos com a velocidade inicial.

Oferta
O PNBL prevê que o pacote de banda larga a R$ 35 pode ser ofertado tanto por meio de redes fixas, quanto por redes de telefonia móvel. As empresas, no entanto, não são obrigadas a ter disponíveis as duas opções por esse valor. A regra é a seguinte: por serem concessionárias de telefonia fixa, as companhias, têm que, necessariamente, ter uma oferta disponível com essa tecnologia nas áreas onde atuam. Mas se a empresa oferecer um pacote de internet móvel por R$ 35, ela poderá vender a banda larga fixa ao preço máximo de R$ 65 pelo combo. Se o usuário quiser ter só a internet fixa, porém, ele terá direito ao serviço por um valor inferior a R$ 65, mas a empresas não têm a obrigação de comercializá-lo pelo preço do PNBL.

"Todo e qualquer cidadão, nos termos de atendimento mínimo por cidade (pelas operadoras), tem direito de pagar R$ 35 e ter acesso à internet. Venda casada é crime", ressaltou Alvarez. Ele explicou que as vinculações de serviços de banda larga e telefone fixo no PNBL são combos.

A venda de banda larga nessas condições estará disponível em 90 dias. A implantação do PNBL ocorrerá de forma gradativa até 2014, quando 100% dos municípios terão acesso ao serviço. A oferta abrangerá, inicialmente, o mínimo de 15% da base de assinantes de telefonia fixa da concessionária que tem ali na primeira fase. Cada fase tem a duração de 12 meses.

O valor da assinatura de R$ 35 será reajustado a cada 12 meses, a partir de 30 de junho, pelo Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que é um índice de reajuste calculado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 


Fonte: A Tarde On Line